terça-feira, 26 de março de 2013

o homem e o piano.



se algumas vezes as guitarras, os baixos ou as baterias não nos chegam para expulsarmos a energia que temos dentro de nós e precisamos de uma voz que nos guie nas canções que contam uma história que tantas vezes a temos como nossa, há momentos no tempo em que as cordas vocais não precisam de pisar o palco e a alma encontra instrumentos para o fazer sozinha. com nils frahm é assim. o piano é quem fala através dele para quem o ouve.

nils nasceu com a escola clássica de tschaikowski e cresce a transformar essa mesma escola num contemporâneo muito dele. é com as as suas mãos, e a sua alma maior que o mundo, que debita as notas que nos tocam de uma forma que dificilmente conseguimos esquecer. conhecido por colaborar com artistas do género, como ólafur arnalds  ou peter broderick dos efterklang -  que se passeia por um lado mais folk/alternativo do que o contemporâneo - nils está calmamente a ganhar o seu espaço sentado no seu piano captando cada vez mais as alminhas desesperadas por serem tocadas pela sua musica, por fecharem os olhos e deixarem o corpo falar sem regras, sem barreiras e sem limites. sem quês nem porquês.

'screws' é o ultimo disco do compositor que reúne nove temas. nove temas belíssimos que exigem de nós silêncio, dedicação e entrega, e que podem ser descarregados gratuitamente no site oficial do artista. mas não é 'screws' que o traz aqui hoje, mas sim umas das suas mais impressionantes performances, 'une soireé de poche', gravada para a la blogothèque ainda em 2012, e que em tudo nos tira do lugar, nos faz sair de nós mesmos, numa catarse anunciada.


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