quarta-feira, 13 de março de 2013

disco: kavinsky





KAVINSKY | OUTRUN


a história deste personagem que podia muito bem ter saído de uma b.d., podemos ouvi-la logo em 'prelude', tema de abertura de 'outrun' e  conta-nos que kavinsky, o dead cruiser, e que nasce da mente de vincent belorgey, é um zombie que depois de um acidente com o seu ferrari testarossa em 1986 volta ao novo milénio para fazer música electrónica. criado à semelhança do seu mentor, kavinsky tem tanto de super herói como de músico.

 'nightcall' foi o poster de drive, filme de 2011, realizado por nicolas refn e protagonizado por ryan gosling, mas em 'outrun', novo disco  do personagem que é músico, super herói e produtor, conseguimos ver mais para além do tema que compõe e tem o maior destaque no dito filme.

partilha o país e as referências com os daft punk, danger e os justice com quem é inúmeras vezes comparado, mas ao passearmos os ouvidos por 'outrun' ficamos muitas vezes surpreendidos pelas particularidades do artista. há claras similaridades com os acima mencionados mas se nesses três o foco é fazer temas que rebentem harmonia dançante, com os beats minuciosamente calculados para tal efeito, em kavinsky encontramos algo mais conceptual, que não se rege exactamente pelas mesmas formulas que o poderiam caracterizar com mais um disco de dança electrónica. em todo o disco prevalece o uso de sintetizadores e teclados que evocam  na sua maioria os anos 80 e carros - não fosse o nome do disco tirado de um dos mais famosos jogos dessa famosa década feito para a consola sega (a minha 16 bit muito bem guardadinha, qual tesouro) onde um ferrari testarossa tem o maior destaque - em 'protovision', segundo tema do disco, é aliás fácil visualizarmos aquelas cabeleiras loiras encaracoladas, os blusões de cabedal curtinhos, e as calças tão justas que param a circulação, e claro, carros, muitos carros de corrida. é claro para nós que vincent passou a sua infância, adolescência, e idade adulta a consumir os ditos jogos de carros, inúmeros filmes clássicos da era pop dos anos 80 e muita música sintetizada, sendo todo este bolo de referências o ingrediente predominante em tudo o que faz, e se na sua grande maioria 'outrun' se constrói por todo este glam de tons neon, e se em alguns (raros) momentos até se perde o hype ao fio construtor desta trama, há boas surpresas no disco como a participação de havoc, uma das metades de mobb deep (duo americano de hip hop) em 'suburbia' naquele que é para mim um dos temas favoritos e mais fortes do disco, ainda que se distancie um pouco da roupagem que caracteriza todos os outros temas de kavinsky.

'outrun' saiu para as lojas no passado dia 25 de fevereiro com o selo da record makers - editora francesa de musica electronica - e vem no seguimento de uma série de ep's anteriormente editados pelo artista. e se o mesmo não conquistou nem arrebatou a maioria da critica, talvez por ser demasiado pop, demasiado electrónico, demasiado sintetizado, demasiado atrevido, demasiado sabe-se lá, aqui conquistou e deixou o bichinho para mais capítulos da saga do zombie com mais pinta desta década.

'bora lá calçar os nike e dar prego a fundo.






Sem comentários:

Enviar um comentário